Inovação e meios digitais serão debatidos no Latam Retail Show

Inovação é uma palavra que sempre está em moda e pode ser definida como qualquer coisa que surpreenda de maneira positiva a expectativa de seus consumidores, alterando, por exemplo, algo na linha de atendimento ou até mesmo na operação. Este é um dos temas que será debatido no Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo.

 

Em um mundo cada vez mais conectado, inovação e meios digitais caminham juntos, por isso, é fundamental que o varejo e o varejista entendam seu papel dentro dos meios digitais. Não se trata de futuro, mas de uma realidade. De acordo com Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP, a presença do varejista nos meios digitais não é uma regra que serve para todos. “Se há players que estão até mesmo atrasados em relação à digitalização de suas marcas, há uma série de marcas e segmentos nos quais a digitalização ainda não se faz necessária ou, ainda, pode até ser uma excelente oportunidade, principalmente se utilizada em pequenas doses ou com o advento de algumas soluções, sempre tendo como foco a otimização das operações, o crescimento dos resultados e, obviamente, a satisfação de seus consumidores. Um mercadinho ou padaria de bairro, ou uma loja aberta em algum dos rincões do país, que representem de fato o que significa o varejo brasileiro, podem levar anos ou décadas para que vejam a necessidade de implantar a digitalização”, analisa.

 

Camargo será um dos curadores do Latam Retail Show, no painel ‘Ecossistema de inovações e eficiência operacional: criando um ecossistema de inovações e novas oportunidades para o mercado’, que acontecerá em 30 de agosto.

 

Para ele, é importante desvincular inovação de tecnologia. Apostar em novas tecnologias tem sido um dos principais meios quando o objetivo é inovar, mas uma maneira nova de atender ou servir seus consumidores pode ser tão inovadora quanto qualquer outra tecnologia. “O volume de investimento necessário pode ser um impeditivo, mas há muitas tecnologias que foram simplificadas principalmente por meio de apps e plataformas que chegam até mesmo a dispensar instalações ou serviços presenciais. É interessante o varejista compreender qual desses três problemas ele tem mais urgência em resolver: vender mais, reduzir custos ou otimizar processos. Praticamente toda empresa de tecnologia que tem suas soluções voltadas ao mundo do varejo e consumo pode ser englobada nesses três problemas”, comenta Camargo.

 

Hoje, inovação é mais do que um olhar para o futuro. As empresas buscam criar culturas de inovação para que mantenham a mente constantemente aberta e em sintonia com seu mercado consumidor. Em suma, ter cultura de inovação significa acompanhar a evolução de seus clientes e do mercado.

 

Algumas empresas com maior capacidade de investimentos estão até mesmo investindo em laboratórios internos de inovação, com equipes que trabalham de maneira totalmente apartada do dia a dia da empresa e liberdade para criar e até mesmo errar, com o objetivo de desenvolver novos serviços e tecnologias. “As empresas que hoje não possuem esse tipo de iniciativa, seja por conta de investimento ou até mesmo cultura empresarial, vêm buscando inovar se associando a aceleradoras, institutos, centros de educação e até mesmo consultorias e empresas privadas. Outro caminho utilizado, que exige menor investimento e gera resultados de maneira mais rápida, embora não ofereça soluções mais customizadas ao problema do cliente em alguns casos, está na contratação direta de startups para esse tipo de inovação”, afirma Camargo.

 

Temática

 

Neste ano, a temática central será “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.

 

Dividido em congresso e exposição, o Latam Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD.

 

A edição do ano passado contou com 12 mil m2, 218 expositores, 249 palestrantes, 13.333 visitantes e 1.532 congressistas. “Em 2017, 91% dos congressistas e 71% dos visitantes eram de cargos decisórios”, conclui Toledo.

 

As inscrições para o Latam Retail Show podem ser feitas pelo link: http://www.latamretailshow.com.br/inscreva-se/.

LATAM Retail Show

 O Latam Retail Show é o mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista. Durante 18 anos, foi chamado de Fórum Latino-americano do Varejo, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. O Latam reúne conteúdo de relevância estratégica com uma ampla área de exposição de fornecedores (de produtos e serviços) que apresentam soluções e favorecem o networking e a efetivação de negócios.



Release

06/09/2018 - LATAM Retail Show reúne 16 mil visitantes e cerca de dois mil congressistas
31/08/2018 - Uri Levine, fundador do Waze, no Latam Retail Show
29/08/2018 - Daniel Shapiro, professor de Harvard na Latam Retail Show
28/08/2018 - Henry Timms e Jeremy Heimans abordam a importância de doar, no Latam Retail Show
28/08/2018 - Sophia The Robot fala sobre o futuro do varejo no Latam Retail Show
28/08/2018 - Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina,começa hoje
28/08/2018 - Cenário atual do varejo é debatido por CEOs no Latam Retail Show
24/08/2018 - Começa na próxima semana o Latam Retail Show, mais relevante congresso do país
23/08/2018 - LATAM Retail Show traz Raj Sisodia para debater capitalismo consciente
20/08/2018 - Latam Retail Show debaterá as principais tendências mundiais do varejo
20/08/2018 - Futuro dos shopping centers será tema do Latam Retail Show
14/08/2018 - Uri Levine, fundador do Waze, é um dos destaques do Latam Retail Show
10/08/2018 - Empoderamento feminino será tema de debate no Latam Retail Show
07/08/2018 - Daniel Shapiro, professor de Harvard, é um dos destaques do LATAM Retail Show
03/08/2018 - Latam Retail Show debaterá cenário atual do varejo
01/08/2018 - Concurso vai apresentar as melhores startups de varejo do país
30/07/2018 - Latam Retail Show reúne principais nomes internacionais e do varejo brasileiro
27/07/2018 - Inovação e meios digitais serão debatidos no Latam Retail Show
26/07/2018 - Latam Retail Show traz nova edição de concurso para startups de varejo
24/07/2018 - Save the Date: Latam Retail Show
23/07/2018 - Latam Retail Show:líderes inspiradores para debater o presente e o futuro varejo



Clipping


Entre em contato conosco

16 2111 7200
11 3014 3090
Rua Clemente Ferreira, 595
Ribeirão Preto - São Paulo


fonte@fonte.com.br




Voltar ao Topo

www.industriadesite.com.br