Latam Retail Show debaterá cenário atual do varejo

 O atual cenário do varejo será debatido no Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo.


 

O varejo vive um momento de incertezas, no qual há uma massa salarial boa, com dinheiro para gastar, e a inflação está controlada, mas também há uma recuperação do desemprego em um ritmo menor do que o esperado no início do ano e uma baixa confiança do consumidor. “Ele está sem perspectivas, sem uma visão clara de seu futuro, e aqui está o x da questão. Com todas essas indefinições políticas, é isso que vai ditar o ritmo até o final do ano, o ritmo de investimento e a confiança dos consumidores e do empresariado. Isso vai mostrar o quão rápido ou não a gente deve se recuperar dessa crise”, analisa Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS&.

 

Para ele, é um cenário diferente daquele que se via ou esperava-se no final do ano passado. “Estamos nos recuperando, mas em ritmo mais lento, por todos esses problemas políticos e econômicos que temos vivido. Quando falamos de varejo, ele continua melhor do que no ápice da crise, principalmente os setores mais resilientes, mas o cenário continua desafiador, e por isso temos que nos reinventar todos os dias”, comenta Yamashita, que estará em duas palestras no Latam Retail Show; uma no dia 28, intitulada ‘Tendências do varejo: muito além do posto, o presente e o futuro da loja de conveniência’; e outra no dia 30, intitulada ‘O mundo do varejo e o varejo do mundo’.

 

Neste atual cenário, de acordo com Yamashita, os segmentos mais resilientes são os de bens não duráveis, como supermercados e farmácias. Já o setor de bens semiduráveis, como vestuário, calçados, combustíveis, papelaria, livraria e artigos esportivos, tende a ter um desempenho um pouco pior porque as pessoas podem adiar a compra. “Esse segmento sofre mais ou se recupera de forma mais demorada. Já o de bens duráveis, como material de construção, automóveis e eletrodomésticos, sofre muito. Por outro lado, tem apresentando alguma recuperação neste ano, mas sobre uma base muito depreciada. É dessa forma que os setores estão se comportando.

 

Imaginemos que em um ambiente de plena recuperação, o contrário também aconteça. O setor de não duráveis, que não sofreu tanto na crise, cresce, mas não tanto; o de semiduráveis, que sofreu um pouco, cresce mais forte; e o de duráveis, que tem muita demanda reprimida, cresce de uma maneira muito mais forte que os outros setores. Quem cai mais forte, sobe mais forte também na recuperação. Por isso, o desafio é se reinventar em um momento ainda delicado, repensar a operação e os canais de distribuição, entender o consumidor e ter uma oferta exata para aquela ocasião de consumo. Quem acerta o canal, o produto, a precificação e a comunicação para essa ocasião ganha mercado”, conclui Yamashita.

 

Temática

 

Neste ano, a temática central será “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.

 

Dividido em congresso e exposição, o Latam Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD.

 

A edição do ano passado contou com 12 mil m2, 218 expositores, 249 palestrantes, 13.333 visitantes e 1.532 congressistas. “Em 2017, 91% dos congressistas e 71% dos visitantes eram de cargos decisórios”, conclui Toledo.

 

As inscrições para o Latam Retail Show podem ser feitas pelo link: http://www.latamretailshow.com.br/inscreva-se/.

LATAM Retail Show

 O Latam Retail Show é o mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista. Durante 18 anos, foi chamado de Fórum Latino-americano do Varejo, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. O Latam reúne conteúdo de relevância estratégica com uma ampla área de exposição de fornecedores (de produtos e serviços) que apresentam soluções e favorecem o networking e a efetivação de negócios.



Release

06/09/2018 - LATAM Retail Show reúne 16 mil visitantes e cerca de dois mil congressistas
31/08/2018 - Uri Levine, fundador do Waze, no Latam Retail Show
29/08/2018 - Daniel Shapiro, professor de Harvard na Latam Retail Show
28/08/2018 - Henry Timms e Jeremy Heimans abordam a importância de doar, no Latam Retail Show
28/08/2018 - Sophia The Robot fala sobre o futuro do varejo no Latam Retail Show
28/08/2018 - Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina,começa hoje
28/08/2018 - Cenário atual do varejo é debatido por CEOs no Latam Retail Show
24/08/2018 - Começa na próxima semana o Latam Retail Show, mais relevante congresso do país
23/08/2018 - LATAM Retail Show traz Raj Sisodia para debater capitalismo consciente
20/08/2018 - Latam Retail Show debaterá as principais tendências mundiais do varejo
20/08/2018 - Futuro dos shopping centers será tema do Latam Retail Show
14/08/2018 - Uri Levine, fundador do Waze, é um dos destaques do Latam Retail Show
10/08/2018 - Empoderamento feminino será tema de debate no Latam Retail Show
07/08/2018 - Daniel Shapiro, professor de Harvard, é um dos destaques do LATAM Retail Show
03/08/2018 - Latam Retail Show debaterá cenário atual do varejo
01/08/2018 - Concurso vai apresentar as melhores startups de varejo do país
30/07/2018 - Latam Retail Show reúne principais nomes internacionais e do varejo brasileiro
27/07/2018 - Inovação e meios digitais serão debatidos no Latam Retail Show
26/07/2018 - Latam Retail Show traz nova edição de concurso para startups de varejo
24/07/2018 - Save the Date: Latam Retail Show
23/07/2018 - Latam Retail Show:líderes inspiradores para debater o presente e o futuro varejo



Clipping


Entre em contato conosco

16 2111 7200
11 3014 3090
Rua Clemente Ferreira, 595
Ribeirão Preto - São Paulo


fonte@fonte.com.br




Voltar ao Topo

www.industriadesite.com.br