Daniel Shapiro, professor de Harvard na Latam Retail Show

Evento acontecerá até amanhã (30/08), no Expo Center Norte, e reúne importantes líderes do varejo

 

O professor de Harvard e especialista em negociação de conflitos e diálogo, Daniel Shapiro, foi o destaque desta quarta-feira no Latam Retail Show, o mais completo evento para o varejo, franchising, e-commerce, foodservice e shopping centers da América Latina, que acontecerá até amanhã (30), no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Durante sua apresentação, Shapiro comentou que a todo instante todo mundo está negociando algo, seja na vida pessoal ou profissional, e compartilhou com o público algumas de suas estratégias de negociação. “Em qualquer negociação, o desafio é lidar com o emocional, pois todos nós podemos passar por várias emoções ao longo de uma negociação, seja rancor, raiva, afeto, amor, paixão, ciúme, nostalgia, entre outras”, diz Shapiro.

 

De acordo com ele, em qualquer área, inclusive no varejo, é impossível se desprover das emoções e ser apenas racional em uma negociação. “No entanto, em vez de focar em suas emoções, concentre-se em cinco aspectos: valorização, autonomia, conexão, status e papel. O mais importante deles durante uma negociação é a valorização, pois ninguém gosta de se sentir desvalorizado, não ser ouvido ou não ser compreendido, e ela tem um grande impacto nas emoções. As equipes mais efetivas de empresas têm conflitos, mas muitos ocorrem por falta de valorização. Três elementos são essenciais num processo de valorização: entender o ponto de vista do outro, encontrar o mérito no que o outro pense, sinta ou faça e comunicar seu entendimento a respeito disso”, analisa Shapiro.

 

Para o professor de Harvard, apesar de a maior força de uma negociação estar justamente na valorização, há outros muito importantes. “Um deles é a autonomia, que é a capacidade de se tomar decisões sem a imposição de outras pessoas. Muitas vezes, o problema não está no resultado, e sim no processo que o originou. Por isso, devemos adotar o conceito de sempre consultar antes de decidir. O terceiro item em uma negociação é a conexão que deve existir entre você e outra pessoa ou um grupo, pois ela também causa um poderoso impacto nas emoções. Os outros dois aspectos são o status e o papel que ambos os lados representam em uma negociação”, conclui Shapiro.

 

Esta foi a primeira vez que Shapiro esteve no Brasil, país que ele conhece muito bem. No ano passado, ele ministrou uma palestra exclusiva para estudantes brasileiros de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. Sua missão da vida é ajudar as pessoas a interagir de forma mais eficaz.

 

Em Harvard, Shapiro implementou um Programa de Negociação Internacional e já aconselhou de líderes de países devastados pela guerra a grandes executivos, além de mais de 500 empresas. Com base nessas experiências e em seus anos de pesquisa em Harvard, desenvolveu uma variedade de abordagens para ampliar a influência e a liderança nos negócios, no governo e na vida.

 


 

Shapiro lançou negociações bem-sucedidas no Oriente Médio, Europa e Leste Asiático e presidiu o Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico sobre Resolução de Conflitos. Por meio de financiamento sem fins lucrativos, também desenvolveu um programa de resolução colaborativa de problemas que atingiu mais de um milhão de pessoas em mais de 20 países. É autor do best-seller Negotiating the Nonnegotiable: How to Resolve Your Most Emotionally Charged Conflicts, que apresenta inovadores métodos para superar conflitos no trabalho e em casa.

 

O Latam Retail Show acontecerá até 30 de agosto e reúne importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo. Neste ano, a temática central é “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.

 

Dividido em congresso e exposição, o Latam Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, empresa do grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento.

LATAM Retail Show

 O Latam Retail Show é o mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista. Durante 18 anos, foi chamado de Fórum Latino-americano do Varejo, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. O Latam reúne conteúdo de relevância estratégica com uma ampla área de exposição de fornecedores (de produtos e serviços) que apresentam soluções e favorecem o networking e a efetivação de negócios.



Release

06/09/2018 - LATAM Retail Show reúne 16 mil visitantes e cerca de dois mil congressistas
31/08/2018 - Uri Levine, fundador do Waze, no Latam Retail Show
29/08/2018 - Daniel Shapiro, professor de Harvard na Latam Retail Show
28/08/2018 - Henry Timms e Jeremy Heimans abordam a importância de doar, no Latam Retail Show
28/08/2018 - Sophia The Robot fala sobre o futuro do varejo no Latam Retail Show
28/08/2018 - Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina,começa hoje
28/08/2018 - Cenário atual do varejo é debatido por CEOs no Latam Retail Show
24/08/2018 - Começa na próxima semana o Latam Retail Show, mais relevante congresso do país
23/08/2018 - LATAM Retail Show traz Raj Sisodia para debater capitalismo consciente
20/08/2018 - Latam Retail Show debaterá as principais tendências mundiais do varejo
20/08/2018 - Futuro dos shopping centers será tema do Latam Retail Show
14/08/2018 - Uri Levine, fundador do Waze, é um dos destaques do Latam Retail Show
10/08/2018 - Empoderamento feminino será tema de debate no Latam Retail Show
07/08/2018 - Daniel Shapiro, professor de Harvard, é um dos destaques do LATAM Retail Show
03/08/2018 - Latam Retail Show debaterá cenário atual do varejo
01/08/2018 - Concurso vai apresentar as melhores startups de varejo do país
30/07/2018 - Latam Retail Show reúne principais nomes internacionais e do varejo brasileiro
27/07/2018 - Inovação e meios digitais serão debatidos no Latam Retail Show
26/07/2018 - Latam Retail Show traz nova edição de concurso para startups de varejo
24/07/2018 - Save the Date: Latam Retail Show
23/07/2018 - Latam Retail Show:líderes inspiradores para debater o presente e o futuro varejo



Clipping


Entre em contato conosco

16 2111 7200
11 3014 3090
Rua Clemente Ferreira, 595
Ribeirão Preto - São Paulo


fonte@fonte.com.br




Voltar ao Topo

www.industriadesite.com.br